Vaporização
Ebulição
A ebulição seria a forma mais natural de um liquido passar para o estado gasoso.
Mantendo a pressão constante, a ebulição ocorre a uma determinada temperatura, com agitação das partículas do liquido e com formação de bolhas.
Calefação
A calefação é uma passagem extramamente rápida do estado líquido para o estado gasoso. Imagine uma chapa superaquecida, e em cima dela gotejando água, por exemplo, iremos observar que é muito rápida a passagem da gota de água para vapor, ou seja, antes mesmo de tocar a superfície, a superfície mais externa do líquido passa para vapor, esta passagem é denominada calefação.
Evaporação
A evaporação, ao contrario da ebulição, ocorre a qualquer temperatura, sob a pressão constante. Porém esta temperatura é inferior a temperatura de ebulição.
Fatores que influenciam na velocidade de evaporação:
- Quanto maior a pressão atmosférica, menor será a velocidade;
- Quanto mais o liquido for volátil, maior será a velocidade;
- Quanto maior a área de contato com o ar, maior a velocidade;
- Quanto maior for a temperatura do liquido, maior a velocidade.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
Vejamos a diferença de cada uma delas, lembrando que em todos os casos há a passagem do líquido para o gasoso:
• Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior.
Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.
A passagem do estado líquido para o gasoso da