Trabalhos
Programa Diálogo RP - Profº Fábio França - Parte I e II
Pela pesquisa realizada com os empresários, o doutor e mestre Fábio Franca,formado em ciência da comunicação de relações publicas pela ECA Universidade de São Paulo,relatou quais são os denominações dos públicos, interesses dos empresários e como as empresas se relacionam com esses públicos.Então podemos ressaltar que os públicos são a razão de ser da relação, onde determinam os diferentes modos da interação e relacionamento.
A maior dificuldade em relações públicas é encontrar um conceito de público ao qual se possa aplicar, de maneira a alcançar o relacionamento estratégico dos públicos específicos de uma maneira constante e permanente de cada empresa. Portanto é fundamental a empresa identificar os públicos, conhecê-los, para que, ao lidar com eles, as organizações sejam bem-sucedidas nesse relacionamento, dessa forma ajuda a empresa a se dirigir corretamente a cada público de interesse. Até mesmo nos níveis mais primitivos, o homem precisa classificar o que acontece em seu meio-ambiente em que se vive. Da mesma forma, a organização precisa saber o que acontece entre os grupos que a influenciam para poder atingir de modo objetivo os diversos públicos com os quais vão se lidar.
A relação pública tem como objetivo estabelecer um elo com seus Stakeholders junto com o trabalho das inter-relações da empresa, e isso são umas das ferramentas de comunicação utilizadas para se dirigir diretamente com o público alvo.
Geralmente os públicos podem ser classificados em diferentes categorias, como:
Públicos essenciais: as empresas têm públicos que trabalham com suas atividades fins, são os acionistas, conselho de administração, fornecedores, clientes, colaboradores. Públicos essenciais os quais a empresa não pode preceder.
Públicos não essenciais: esses públicos prestam serviços qualificados e estão na área de acessória de imprensa, na comunicação, nas relações públicas e nas áreas fins.Prestam