A realidade do ensino médio em codó
Maria Ivonete Silva Santos1
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a realidade do ensino médio integral no Instituto Federal do Maranhão na cidade de Codó, buscando respostas sobre questões da oferta do ensino médio, quantidade de vagas oferecidas, evasão, repetência, reprovações, cursos oferecidos e principalmente o ingresso de alunos no mercado de trabalho.
Palavras-chave: educação, IFMA, ensino médio, Codó.
ABSTRACT:
This article aims to show the reality of full secondary education at the Federal Institute of Maranhão in the city of Codo, seeking answers to questions of supply of high school, number of places offered, dropout, repetition, disapprovals, and especially courses offered admission students in the labor market.
Keywords: education, IFMA, high school, Codo.
1 INTRODUÇÃO
Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológica ás suas praticas pedagógicas.
No Brasil, normalmente jovens entre 15 e 19 anos ingressam e terminam o ensino médio e já podem atuar na área de trabalho. Atualmente a cidade de Codó conta com o polo do IFMA (Instituto Federal do Maranhão), além de outros. Relacionando a cidade de Codó, diante da realidade que nosso país busca para alcançar um futuro promissor com programas de incentivo para formar profissionais técnicos para área de trabalho, o IFMA campus Codó enfrenta problemas para alcançar esses objetivos, pois nota-se que a maioria dos alunos não ingressa no mercado de trabalho.
Diante disso temos vários pontos que sustentam esse discurso, tais como:
-Oferta do ensino médio para os jovens da cidade
-Quantidade de vagas oferecidas
-Evasão
-Repetência
-Reprovações
-Cursos Oferecidos