A razão e os princípios racionais
Na empresa em que eu trabalho, na TV Bandeirantes, em Barra Mansa, há um roteiro a ser seguido e fazemos a exibição de comerciais de 30 segundos que tem um horário exato e impreterível para ser exibido.
O atraso ou antecipação dessa exibição implica no atraso ou antecipação de sua volta.
Se atrasarmos a entrada, nesse tempo aparece um comercial que só poderia ser exibido em São Paulo, se adiantarmos a entrada, o mesmo acontece, só que na saída. Uma vez cometido o erro, nada se pode fazer para contorná-lo.
PRINCÍPIO DA RAZÃO SUFICIENTE:
Na empresa em que trabalho seguimos uma escala de quatro horários, nos horários da manhã e da tarde, todos técnicos estão de serviço e à disposição para realizar reparos.
O operador que trabalha de noite, ou o da madrugada, deixam memorandos comunicando os operadores do dia sobre os problemas que ocorrem em seus respectivos horários.
A não comunicação aos técnicos sobre os problemas podem causar problemas sérios.
Toda noite estava ocorrendo uma pequena queda de energia e o operador da noite não comunicava ao da madrugada e nem deixava aviso aos técnicos, até que um dia faltou luz pela madrugada.
Os técnicos não souberam que o gerador estava sem combustível, pois achavam que o mesmo não vinha sendo usado, os operadores do dia por não saber, não pediram aos técnicos para fazê-lo, e o operador da madrugada não sabendo das quedas de energia que até então só ocorriam mais cedo, foi pego de surpresa.