A questão da propulsão na natação
1. A propulsão é o resultado de uma soma vetorial das forças de resistência e sustentação. Explique essa frase.
As forças dinâmicas podem ser divididas conforme a direção de atuação. Quando atuante em sentido contrário ao movimento, podem ser classificadas em arrasto; quando as forças atuarem perpendicularmente á direção de propagação, serão denominadas sustentação. A força de sustentação pode agir em qualquer direção, dependendo do movimento do corpo no fluido. O princípio de Bernoulli admite que moléculas de água que estavam juntas antes de um corpo as separar voltarão a se juntar após a passagem do corpo. Quando as distâncias percorridas forem diferentes, as velocidades também serão distintas, gerando diferentes pressões sobre as superfícies, que causarão a separação das moléculas. Assim, quando relacionado com as superfícies propulsoras, como as mãos, o fluxo de água percorrerá caminhos distintos até as moléculas de água se juntarem novamente.
A propulsão pode ser definida como o equilíbrio entre as forças propulsivas e resistivas, buscando maximizar o efeito das forças propulsivas e minimizar o efeito das forças resistivas.
2. Como as fases do movimento do nadar podem afetar a força resultante para a frente na água?
Quanto melhor a técnica, menor será a área de seção transversa do nadador e, consequentemente, menor a força de arrasto e melhor o rendimento. O posicionamento da mão basicamente dado pelo ângulo de pronossupinação, associado ao seu posicionamento em relação ao corpo, oriundo das angulações do cotovelo e do ombro, irá fazer que a força resultante entre a sustentação e o arrasto seja em uma direção mais ou menos favorável ao deslocamento do nadador, afetando diretamente seu desempenho. (LOSS & CASTRO,