Modelo de procedimento de auditoria interna
Estabelecer os princípios básicos, critérios e práticas de uma auditoria e fornece diretrizes para a implementação do sistema de auditorias internas do SGI da ORGANIZAÇÃO.
2- DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
- ISO 9001:2008, item 8.2.2.
- ISO 14001:2004, item 4.5.5
- OHSAS 18001:2007, item 4.5.5 - ISO 19011:2002.
3- DESCRIÇÃO
3.1 – Objetivos das Auditorias
As auditorias possuem um ou mais dos seguintes objetivos: ▪ Verificar se o SGI continua a atender aos requisitos especificados, bem como sua eficácia; ▪ Prover ao auditado (pessoa, área ou empresa) a oportunidade de melhorar o desempenho do SGI; ▪ Avaliar um fornecedor, quando se pretende estabelecer uma relação contratual ou dar continuidade a esta relação.
3.2 – Programa de Auditorias Internas
A área de SGI anualmente elaborará o Programa de Auditorias do SGI e este deverá ser divulgado nos meios de comunicação disponíveis (mural, e-mail, comunicados, Ideale, treinamentos, folder, etc.).
Nota: Adequações poderão ser feitas no decorrer do ano por necessidade da ORGANIZAÇÃO, sendo considerado tolerável o atraso de até 30 dias para a realização das auditorias internas, desde que devidamente justificado e reprogramado no próprio formulário de Programa de Auditorias do SGI ou em ata de reunião, como melhor aplicável à empresa.
▪ Auditorias em Fornecedores
As auditorias para qualificação ou avaliação de desempenho de fornecedores serão solicitadas pela Diretoria ou Setor de Compras e programadas pela área de SGI, não existindo uma frequência determinada, visto que ocorrerão de acordo com as necessidades internas.
▪ Auditorias Internas
As auditorias internas do SGI da ORGANIZAÇÃO serão programadas de com frequência semestral e deverá ser garantido que todos os requisitos normativos aplicáveis ao SGI e todos os processos sejam verificados pelo menos uma vez a cada 12 meses.
3.3 – Qualificação dos auditores
▪ Auditores Internos
Todos os auditores utilizados para a realização de