Multidisciplinar
Passo 2
A dificuldade de aprendizagem esta relacionada com crianças em fase escolar, por apresentar problemas de ordem pedagógica e ou sócio culturais, ou seja, a causa não esta centrado apenas no aluno. Entretanto o termo transtorno de aprendizagem este vinculado ao aluno, pois sugere a existência de comprometimento neurolócia em funções corticais específicas, que interferem no processo de aquisição e manutenção.
Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.Estas alterações são intrinsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas á disfunção do sistema nervoso central. Apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis , por exemplo, alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional, ou influências ambientais, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente, fatores psicogenéticos, ao resultado direto dessas condições ou influências.
Passo 3 A capacidade de uma criança de aprender a ler nas séries elementares pode depender tanto de como ela é ensinada, quanto da existência e natureza de laços, entre escola e família.
Essa proposta reforça a necessidade de uma ação articulada entre escola e família: uma ação convergente, sistêmica e sinérgica, Utilizamos aqui a definição de “sinergia” elaborada por Fuller (1975, p.96) Sinergia : significa o comportamento do sistema como um todo, integral, agregado, imprevisível pelo comportamento de seus elementos ou suas partes tomados separadamente. A relação entre as famílias e a escola compõe um território cheio de expectativas, conflitos um território cheio de expectativas, conflitos ambivalências e incompreensões, mas que, na efetivação de uma proposta dialógica e