A Queda Do Liberalismo
•
No século XX, a história das relações internacionais revelou quatro tendências principais:
1. Entre 1900 e 2000 assistiu-se a uma era em que o crescimento do comércio e da finança criaram uma economia verdadeiramente global.
De outro modo, os avanços nas comunicações e nos transportes reduziram as limites de tempo e espaço. (*) Best, Antony et al. (2008 [2004]). International history of the twentieth century and beyond. New York: Routledge.
09-09-15
História Geral da Civilização
GAT: 1º ano - IPCA
1
Introdução ao séc. XX* (2)
Mais: o contacto estreito e independência entre comunidades políticas levou à formação permanente de instituições intergovernamentais e de um número crescente de instituições não-governamentais.
2. O século XX também foi moldado por confrontações e inovações ideológicas: desde o utopia progressista do comunismo até às visões aparentemente nostálgicas do islão político.
09-09-15
História Geral da Civilização
GAT: 1º ano - IPCA
2
Introdução ao séc. XX* (3)
3. Outra tendência relevante foi a da perda da supremacia da Europa no século XX, que era a potência hegemónica no início da centúria. A
Europa foi postergada pelos Estados Unidos e a
União Soviética depois da 2ª Guerra Mundial.
No mundo bipolar que se seguiu às duas Guerras
Mundiais, assistiu-se a uma luta titânica entre duas grandes potências (E.U.A. e Rússia) em que cada uma dispunha de potencial bélico suficiente para acabar com a vida humana.
09-09-15
História Geral da Civilização
GAT: 1º ano - IPCA
3
Introdução ao séc. XX* (4)
Por outro lado, em África e na Ásia haverá uma proliferação de novos estados, que adquiriram soberania com a desintegração dos impérios coloniais europeus.
4. O século XX testemunhou igualmente uma tendência muito frequente para os estados se envolverem em conflitos providos pela ideologia, nacionalismo, progressos tecnológicos e da administração institucional.
09-09-15
História Geral da Civilização
GAT: 1º ano - IPCA
4