divisao o regional
Alunos: Alexsandra Manoel, Larissa Morabito, Jessica Ramos, Matheus Vieira e Raphael Fortunato.
Turma: 1301
Disciplina: Geografia
Professor: Gilliard.
Tema: Divisão Regional Brasileira.
Introdução:
O território Brasileiro já passou por inúmeras divisões regionais ao longo de sua história.
O conceito de região tenta estabelecer critérios, como características e econômicas, culturais, físicas e sociais de determinada área que tenha algo em comum.
A divisão regional brasileira mais atual foi definida em 1970, e adaptada em 1988 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e veremos agora a proposta de uma nova divisão que consiste em dividir o Brasil em três regiões distintas: A região Costeira, região da Luz e região Ecobotânica.
Região Costeira
A Região Costeira é composta por sete estados, são eles: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. É a segunda região com mais destaque no Brasil (com a nova regionalização) devido aos seus atrativos turísticos que são as belas praias do litoral.
Economia
A região também é marcada no setor econômico por ter sido a base da economia brasileira com as atividades em torno do pau-brasil e a cana-de-açúcar. Embora tenha problemas sociais como agricultura atrasada, baixa concentração de renda, indústria pouco diversificada com baixa produtividade, além do fenômeno natural de secas constantes na região.
Zonas Geográficas
As zonas geográficas predominantes na Região Costeira é o sertão, agreste e a zona da mata. A zona mais desenvolvida é a zona da mata que se estende do Rio Grande no Norte ao sul da Bahia. A zona é marcada pelo cultivo de cana-de-açúcar e cacau, além de ser coberta pela Mata Atlântica.
Vegetação
A Região Costeira vai desde a Mata Atlântica até a Caatinga (vegetação típica do sertão). Com ecossistemas como manguezais, cerrado dentre outros que possuem fauna e flora exuberantes.
Clima
Os climas mais comuns da