Orientacoes Basicas 1
Este material tem por objetivo orientá-lo sobre todas as etapas de uma produção de audio. É muito importante que você ou sua agência de propaganda adquira estes conhecimentos básicos para alcançar os melhores resultados. Tenha sempre em mente que o audio é uma ferramenta muito importante para o mercado de propaganda pois sua mídia atinge o ser humano num ângulo de 360 graus (também de forma involuntária).
Normalmente as produções de audio são feitas em estúdios de gravação. Um estúdio de gravação básico é formado por dois ambientes: sala técnica e sala acústica.
- Sala Técnica (control room): Este ambiente possui todos os equipamentos necessários para trabalhar o som, que se encontram dispostos em três setores:
1 - Setor dos Gravadores 2 - Setor da Mesa de Som e Periféricos 3 - Setor da Estação de Trabalho (workstation)
Os gravadores são equipamentos que permitem gravações em vários formatos. Um estúdio básico geralmente possui um gravador multi-pistas (8, 16, 24 canais ou mais, para gravar vários instrumentos e vozes separadamente), analógico (que utiliza fita magnética) ou digital (que utiliza hard disk). Para finalizar a produção utiliza-se um gravador de formato padrão (stereo), podendo também ser digital (CD, DAT, MP3 e MINIDISK) ou analógico (fita de rolo ou K7).
A mesa de som e os periféricos são equipamentos de contato direto com o engenheiro de som. Com uma mesa de som é possível alterar as frequências sonoras de uma gravação, colocar efeitos provenientes dos periféricos (ecos e outros) e receber sinais sonoros dos microfones e intrumentos musicais. Geralmente todos os equipamentos (dos três setores) são conectados a uma mesa de som. A estação de trabalho é o setor dedicado à produção musical. Quem trabalha neste setor é o músico ou maestro. É formado basicamente por um computador conectado aos teclados e geradores de som de vários tipos.
- Sala Acústica: é normalmente conhecida