a queda do liberalismo
1.1 Introdução
1.2 A eleição de JK
1.3 O Plano de Metas
1.4 JK em ação
1.5 O movimento operário e o sindicalismo
1.6 Dificuldades no governo JK
1.7 Rompimentos com FMI
1.8 A sucessão presidencial.
Introdução
No âmbito da disciplina de história foi nos proposto o desenvolvimento de um trabalho, voltado para o período do governo de Juscelino kubitschek . Certamente que nos contribuiu em grande parcela para entender esse período. Focamos nas medidas governamentais de Jk . Dentre elas: Política desenvolvimentista; plano de metas; objetivos almejados e alcançados com as medidas tomadas.
Juscelino Kubitschek (1902-1976) nasceu em Diamantinas Minas Gerais- ex-presidente do Brasil governou entre 1956 e 1960.
A Eleição de Juscelino Kubitschek
O PSD lançou como candidato a presidente da República, o mineiro Juscelino Kubitschek.
Esse candidato tinha a possibilidade de fazer uma coligação com outros partidos como o PTB.
Sua campanha foi focada na necessidade do desenvolvimento econômico do país junto com o apoio do investimento da capital publica e privada.
Juscelino Kubitschek foi eleito com 8,6% dos votos, já o seu vice João Goulart obteve uma votação bem mais expressiva, pois na época a escolha do presidente e do vice era separada.
O golpe preventivo do general Lott
Depois da vitória do presidente Juscelino Kubitschek e o seu vice João Goulart houve uma campanha contra a posse, comandado pelo general Gizarria Mamed.
O ministro da guerra general Lott teve a intenção de punir o coronel.
Mas por ser membro da direção da escola superior de guerra. Só poderá ser punido pelo presidente que estava em exercício, mas o mesmo estava afastado devido ao problema de saúde. Quem estava lhe sucedendo foi o presidente da câmara dos deputados, Carlos Luz, porém ele se recusou a demitir o coronel Mamed. O general Lott pediu exoneração do cargo. Daí ocorreu o chamado “golpe preventivo", ou seja, uma intervenção militar para