A publicidade e a propaganda na sociedade dos excessos
Faculdade Mineira de Direito
Disciplina: Formação do Mundo Contemporâneo
Professora: Elisabeth Guerra Parreiras
1º Período – Tarde
Alunas: Bárbara Nicole Moreira Diniz
Marcella de B. Léo Cunha
Thamires Teixeira Bois
Data: 08 de Novembro de 2011
A PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA SOCIEDADE DOS EXCESSOS
Bárbara Nicole Moreira Diniz
Marcella de Barros Léo Cunha
Thamires Teixeira Bois¹
RESUMO:
Logo após cada crise do capitalismo, surgia uma nova tecnologia para reanimar a economia, em 1873/96 podemos citar a ferrovia, em 1929/33 o advento do automóvel e em 1973/79 a globalização e a informática, agora estamos em pleno o século XXI na era da sociedade de excessos em que o consumo foi padronizado e multiplicado, graças a combinação de globalização e publicidade, que juntas são uma verdadeira máquina para o consumo desenfreado, sem necessidade. O objetivo deste artigo é ressaltar como a publicidade e propaganda manipula a sociedade para alcançar seus objetivos de criar uma sociedade social dinâmica, que muda de acordo com o desejo do capitalismo.
PALAVRAS-CHAVE: 1- Publicidade, 2- consumo, 3- sociedade INTRODUÇÃO
A publicidade e a propaganda na sociedade dos excessos é um tema de notória relevância de estudo, já que afeta de uma forma rápida e eficaz graças a globalização, a sociedade em que vivemos. Este artigo científico pretende dar ênfase à alienação que a globalização tem sobre como a publicidade e a propaganda é criada e disseminada na sociedade dos excessos.
GLOBALIZAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA SOCIEDADE
Após passarmos por uma série de fatos históricos, encontrávamos ao fim de cada um algo que revolucionava a forma em que vivíamos, agora nos encontramos em pleno o século XXI e a cada dia que passa, mais cresce a quantidade de produtos sendo comercializados pelo mundo e se renovando a cada instante, e essa reinvenção é o que faz nossa economia se deslocar e crescer cada vez