filosofia
Tema abordado no Documentário The Corporation que foi escolhido com a finalidade de entender quais as estratégias das empresas para encantar o público infantil, o aspecto negativo da publicidade de serviços e produtos direcionada as crianças, e a relação dos pais e filhos com o marketing, o futuro adulto e a ética na publicidade.
O documentário The Corporation relata um estudo feito por grandes corporações (Western International Media, Century City e a Liberman Research Worldwide) em 1998 sobre importunar. O estudo revela que quanto mais as crianças dão birra, importunam os pais, mais conseguem tirar deles o que desejam. O estudo não era para ajudar os pais com a reação dos filhos e sim ajudar as crianças a pedir com mais eficiência. No documentário, Lucy Hughes, afirma que é possível manipular pessoas, que isso é um jogo. Ao ser indagada se é ético manipular crianças, responde que não sabe, e que a iniciativa da empresa é divulgar o produto e que se é executado de forma criativa em uma mídia, então, terá feito seu trabalho. Para a psicóloga Susan Linn a propaganda de hoje é muito mais sofisticada para manipular o publico infantil.
Os pais por sua vez, percebem um impacto negativo da publicidade infantil, pois ficam vulneráveis tanto quanto os filhos perante as corporações, mas para que a responsabilidade não recaia apenas na publicidade e no controle dos órgãos públicos é preciso que os pais tenham maior consciência da influência que a mídia tem sobre seus filhos para que assim tente inibir os exageros do consumo e evitar comprar tudo que a criança pede que na maioria das vezes são indispensáveis.
Visão Etica.
A publicidade infantil é um tema bastante discutido, sempre dividindo opiniões. De um lado temos as empresas que trabalham com a venda de produtos e serviços voltada para o público infantil, do outro, temos as crianças, os pais, o consumismo e toda a discussão em volta. Esse consumismo infantil nos remete as seguintes