A psique humana
A psiquê humana, é um grande quebra cabeça infinito.
Na minha opinião a psicose é uma construção da estrutura psíquica inconciênte, embora a nós pareça algo sem lógica, ao psicótico ela é a sua "realidade" e nela ele "vive". Pensar o realidade do outro através da nossa, é nosso maior erro.
Entretanto, Geraldo J. Ballone - Especialista em psiquiatria pela ABP e profº do Departamento de Neuro psiquiatria da Faculdade de Medicina da PUCCAMP e Coordenador do site PsiqWeb faz um apanhado interessantes sobre o tema:
"A psicose, segundo alguns autores, é uma doença mental caracterizada pela distorção do senso de realidade, uma inadequação e falta de harmonia entre o pensamento e a afetividade. Não deve passar despercebido a qualquer psiquiatra, conforme diz Uchoa, a importância de fatores como a constituição, temperamento, caráter, peculiaridades de ordem tipológica, experiências anteriormente vividas e ambiente familiar e/ou social na formação e estruturação das psicoses.
A articulação desta causalidade múltipla nas psicoses tem sido objeto de atenção constante dos pesquisadores em psicopatologia e tem resultado em discussões intermináveis entre as mais diversas escolas do pensamento psicológico.
Nas tendências de pensar o adoecer mental, destacam-se a incompatibilidade entre 2 maneiras principais de abordar o problema da loucura: a visão clínica e a visão cultural; entre os autores encontramos defensores