psicologia
1.2 ESTRUTURA DA PERSONALIDADE NA VISÃO DA PSICOLOGIA ANALÍTICA
Psicologia analítica foi o termo escolhido por Carl Gustav Jung para nomear todo o seu sistema teórico.
A teoria Junguiana é ampla e tem raízes profundas. Neste trabalho, abordaremos de forma suscinta apenas os conceitos propostos por Jung para descrever a estrutura da personalidade.
2. QUEM FOI CARL GUSTAV YUNG (1875-1961)
Psicólogo e psiquiatra suíço, formou-se em medicina e dedicou-se à psiquiatria. Foi discípulo de Freud do qual se afastou mais tarde por discordar da sua doutrina baseada na importância da sexualidade na conduta humana.
Filho de pastor protestante, Jung apresentou grande disposição para o estudo da religião das doutrinas esotéricas, filosóficas e orientais.
Reconhece a importância da energia da alma, diferente da “libido” de Freud e da “vontade” de Adler.
Para a psicologia Junguiana, a personalidade como um todo é denominada psique, palavra grega que significa originalmente “espírito” ou “alma”, tendo passado posteriormente a significar “mente”. Na psique incluímos todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto os que percebemos como conscientes, como também os inconscientes. Esse conceito de psique, representa a ideia principal de Jung de que uma pessoal é primordialmente um todo.
Conforme seu pensamento, o que cabe ao homem fazer durante a existência é desenvolver este todo essencial, até chegar ao mais alto grau possível de coerência, diferenciação e harmonia.
No modelo constituído por Jung, a psique seria composta de várias esferas concêntricas, como uma cebola. A camada mais superficial representa a consciência, enquanto as outras cascas seriam os níveis mais profundos do inconsciente, até que se chegasse ao centro. Entre todas as camadas ocorre uma constante interação e mudança.
3. PRINCIPAIS CONCEITOS
Jung usava o termo psique para referir-se à mente, que segundo ele consistia em três níveis: