A PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
O processo de ensino aprendizagem é um processo complexo que envolve sistemas e habilidades diversas, incluindo as habilidades motoras. Na maioria das crianças que passam por dificuldades de aprendizagem, a causa do problema não está no período escolar em que se encontra, o problema pode estar nas estruturas do desenvolvimento. Assim torna-se imprescindível que o adulto observe e descubra a capacidade, as habilidades e as limitações da criança.
Introdução
Durante o período pré-escolar, antes de iniciar a sistematização do processo de alfabetização, é necessário que a criança adquira determinadas habilidades que irão facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Essas habilidades básicas são condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora. O desenvolvimento psicomotor requer um auxílio constante através da estimulação, portanto é um trabalho que cabe a todos os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem auxiliar e estimular cada criança.
Aspectos psicomotores a serem observados
Os principais aspectos a serem destacados e observados nas crianças em fase de ensino-aprendizagem são: o esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal.
ESQUEMA CORPORAL: um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança em que as habilidades manuais lhe são difíceis, não tem boa coordenação com os movimentos, veste-se ou despe-se com lentidão, não tem boa caligrafia, tem a leitura inexpressiva e não harmoniosa.
LATERALIDADE: quando a lateralidade de uma criança não está bem estabelecida, ela apresenta problemas de ordem espacial, não percebem a diferença entre seu lado dominante e o outro, não aprendem a utilizar os termos de direita e esquerda, apresentam dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre alguns outros transtornos. ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: problemas na