BARRETO, Siderley de Jesus. Psicomotricidade, educação e reeducação
Este trabalho organiza-se em três capítulos sendo que num primeiro momento, apresentam-se a psicomotricidade, seus conceitos e sua relação com a aprendizagem no Ensino Fundamental II e com a Educação Física. Na segunda parte, será abordada a Educação Física escolar, sua relação com a psicomotricidade e com a aprendizagem escolar. E no capítulo final, o terceiro, serão elaboradas algumas propostas psicomotoras para o desenvolvimento de atividades nas aulas de Educação Física, como sugestão para atingir os objetivos propostos.
Capitulo 1
Psicomotricidade
Neste capitulo estará sendo apresentado alguns conceitos da psicomotricidade e sua identificação com o desenvolvimento integral do ser humano, explorando e compreendendo seu aspecto funcional e relacional por meio das áreas psicomotoras, e a relação da psicomotricidade com a aprendizagem no Ensino Fundamental II.
1.1. Conceito
O homem comunica-se através da linguagem verbal, também através de gestos, movimentos, olhares, forma de caminhar - sua linguagem corporal.
A esta comunicação, a este estar-no-mundo intenso dentro do limite da corporeidade - espaço próprio do sujeito -, pode-se nominar psicomotricidade.
Embora, conforme admitem os próprios autores, esta visão possa ir longe demais enquanto generalização, os estudos sobre o desenvolvimento humano parecem seguir esquemas, descrevendo o desenvolvimento normal para que se possa compreender o diferente.
A psicomotricidade não foge a esta regra quando define os padrões considerados normais para o desenvolvimento psicomotor (considerando descrições feitas pela neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins), desenvolvendo pontos de referência escalonados a partir dos quais poder-se-ão construir todos os testes infantis e as escalas de quociente de desenvolvimento; e, por conseguinte, avaliar e diagnosticar o atraso atual, assim como o