tcc coberturas
Cobertura por definição é tudo o que cobre uma edificação, vulgarmente chamado telhado. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas).A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.
A função principal da cobertura é:
Proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva o vento, entre outros).
Conceder aos usuários privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica etc.).
Promover a captação e distribuição das aguas pluviais. Podendo utilizar ate para reuso da mesma.
Na confecção de coberturas teremos que avaliar as Normas regulamentadoras pertinentes, pois elas nos direcionam tanto nos materiais a serem utilizados quanto a maneira correta da execução.
Portanto, o projeto ser desenvolvido depende:
Do cliente;
Da edificação;
Da estética desejada;
Do valor que pretende ser gasto;
O tipo de telha desejada;
O local a ser empregado.
1-Telhas Cerâmicas
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem, data de 10-15mil anos, do grego “Keramos” (“terra queimada ou argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavação arqueológica.
Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisariam de vasilhas para armazenar a água, os alimentos colhidos e as sementes para próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Estas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilização e culturas que existiram milhares de anos antes da era cristã.
A cerâmica é uma atividade de produção de artefatos a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida a uma secagem