João Turin
Considerado o precursor da escultura no Paraná, nasceu em Porto de Cima município de Morretes em 21 de setembro de 1878. Estudou na Escola de Artes e de Ofícios Mariano Lima em Curitiba, onde também foi professor.
Aos 27 anos foi para Bélgica e se especializou em escultura na Real Academia de Belas Artes em Bruxelas, sob os ensinamentos e orientação do renomado mestre belga Charles Van der Stappen. Morou na Europa por mais de 17 anos.
Retornou para o Brasil em 1922, e em 1923 em parceria com Lange de Morretes integrou o movimento paranista revolucionando a arte no estado do Paraná nas décadas de 20 e 30.
João Turin foi um artista versátil, deixou um considerado acervo composto por esculturas, pinturas, desenhos, design de moda, criações arquitetônicas, monumentos históricos e obras em locais públicos da capital e munícipios paranaenses. No Paraná mais de 20 monumentos são de sua autoria.
Uma de sua obras mais relevantes é o baixo relevo ¨Pietᨠde 1917 localizada na igreja de Martin, Normandia na França, em homenagem aos soldados e cidadãos mortos na guerra em1914.
Turin é reconhecido como escultor animalista, destacou-se pelas onças, tigres, leões, cobras, cachorros e outros animais, imortalizados em bronze. Recebeu diversos prêmios por sua obras como o Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947.
Faleceu em 1949 aos 70 anos, morreu trabalhando deixando obras inacabadas como ¨As quatro estações¨, seu ateliê foi demolido em 1950.
João Turim foi um artista que amou e priorizou as tradições do lugar em que nasceu, ficando evidente em suas obras, deixando sua marca na Historia da arte brasileira.
¨A arte é a expressão de nossa vida, de nossas paixões, de nossos vícios e virtudes.¨ João Turin