Trabalho
João Zanin Turin (21 de setembro de 1878 — Curitiba, 9 de julho de 1949) foiescultor brasileiro, considerado o precursor da escultura no Paraná, também dedicou-se a pintura, porém, nunca almejou ser pintor. Chamava suas pinturas de "emoções" pois pretendia apenas representar lugares e temas que tivessem de alguma forma lhe inspirado.
Turin iniciou seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba. Foi por meio dessa escola que João Turin, juntamente com Zaco Paraná, receberam auxilio do Estado para custear seus estudos na Real Academia de Belas-Artes em Bruxelas, onde se especializaram em escultura, tendo sido aluno de Charles Van der Stappen, um importante escultor belga. Por merecimento curricular, Turin conquistou como prêmio um ateliê, carvão para aquecimento e modelo vivo. Dos diversos trabalhos realizados na academia, destaca-se a obra "Exílio".
Na tentativa de estabelecer um estilo característico para a arte paranaense, cria, com Frederico Lange, mais conhecido como Lange de Morretes, e Zaco Paraná, o movimento denominado "paranismo", caracterizado pelo uso de motivos típicos do estado do Paraná, em arquitetura, pintura, escultura egrafismos, tais como as árvores, folhas e frutos de Araucaria angustifolia.
O Movimento Paranista pode ser considerado como o marco da ideologia regionalista no estado do Paraná e teve como maior paradoxo o fato de recorrer a um comportamento considerado, por muitos, como conservador e em plena inquietude dos tempos ditos modernos.
No começo do século XIX alguns intelectuais como o escritor Romário Martins,os artistas plásticos Lange de Morretes e João Turin idealizaram este Movimento intitulado de Paranista,para que o Paraná tivesse uma identidade cultural.As Artes Visuais foram um grande veículo para este Movimento.Assim,o pinheiro,a gralha azul, o pinhão,a pinha tornaram-se símbolos do Paraná.Muitos paranaenses desconhecem a história verdadeira ,as lendas