A psicologia é uma ciencia
Na realidade ela nos mostra os modos de ensino e a relação de professores e alunos. Pode-se dizer que a finalidade da psicologia da educação é estudar os procedimentos de mudança que se processam nas pessoas como conseqüência de sua participação em atividades educacionais.
A Psicologia da Educação por ser científica, possui exigências e definições por uma concepção determinada da educação. Ainda por ser científica, tem uma definição de proposta pedagógica. Para o estudante de nível superior ela é totalmente compreensível. A caracterização do objeto de estudo quando específico da escola permite situá-la no ramo da psicologia.
Sabe-se que: "Os professores mais eficientes são aqueles que compreendem os alunos e o processo da aprendizagem, mas tal compreensão não é adquirida nem rápida nem facilmente". A psicologia da Educação é indispensável para que o professor tenha condições de compreender os seus alunos e desenvolver um trabalho mais eficiente.
Cada aluno está em etapas de desenvolvimento diferentes, com deferentes necessidades e maneiras de entender o mundo do conhecimento. A escola geralmente da mais importância ao desenvolvimento intelectual do que aos outros aspectos. Alem dos conhecimentos ligados ao desenvolvimento afetivo e intelectual dos alunos, a psicologia da educação pode ajudar os professores a compreender os alunos em suas relações com a família, com os amigos, com a escola, com a comunidade, etc.
A relação do professor com o aluno tem que ser a melhor possível, para com isso vir a dar bons resultados na sala de aula e fora também. Acontecendo assim o aluno e o professor estarão felizes em estar ensinando e aprendendo.
O professor se sentirá mais