A Psicologia S Cio
A Psicologia social estuda o individuo as relações entre os membros de um grupo social, se encontrando na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Para alguns estudiosos, porém, a comparação entre a Psicologia Social e a Sociologia não é assim tão simples, pois ambas constituem campos independentes, que partem de ângulos teóricos diversos. Há, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a psicologia destaca o aspecto individual, a sociologia se atém à esfera social.
A Psicologia Social de perspectiva dialética, estuda o comportamento individual e sua relações com a sociedade. Nesta psicologia é onde estão os psicólogos de minorias, a Escola de Psicologia Social Marxista tem como pressuposto básico o estudo entre o individuo e o grupo, mas tal interação é determinada pelas relações sócio-históricas.
II - Psicologia Marxista
O Marxismo é uma filosofia dialética, de caráter histórico, social e cultural. Nessa teoria, os aspectos políticos e econômicos são destacados e os processos de trabalho, produções humanas e suas formas de organização são compreendidos como atividade transformadora das relações sociais estabelecidas entre os sujeitos. A dinâmica dessa filosofia deu base para a construção da Psicologia Marxista. Ainda que cada sujeito tenha sua individualidade, esta se constrói a partir das relações sociais com os diferentes grupos e instituições, dos quais ele participa. Tornamos-nos seres sociais históricos por meio da socialização grupal, que poder ser compreendido a partir da socialização primária e secundário.
Nesse processo o grupo primário representa as relações mais próximas que o indivíduo tem. Relaciona-se ao agrupamento familiar. “A primeira socialização tende arquitetar a dita identidade pessoal” (Lustosa, 2008). A família é a principal relação primária do indivíduo. O grupo secundário são as relações mais