Resenha Psicologia S Cio Hist Rica
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
Acadêmico: Leonardo Roberto Gassen
Semestre: 2015/A
Disciplina: Psicologia aplicada à saúde
Professor: Priscila Pavan Detoni
Trabalho: Resenha sobre Psicologia Sócio-histórica
A psicologia sócio-histórica acabou tornando-se uma referência para a psicologia do desenvolvimento, a psicologia social, e também da educação. Essa abordagem teórica, elaborada por Vigotsky, afirma que o mundo não foi e nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material, e as formas de vida que os homens são construídos no decorrer da história da humanidade. Princípios da teoria de Vigotsky:
A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal, pois os mesmos não tem vida social e cultural.
As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades.
A linguagem e pensamento humano têm origem social. A cultura faz parte do desenvolvimento humano, a consciência e o comportamento são aspectos integrados da humanidade, todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformação.
A mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida, não é a consciência do homem que determina as formas de vida, mas é a vida que se tem que determina a consciência. Quanto a Psicologia sócio-histórica no Brasil:
O homem visto como ser autônomo, uma relação de antagonismo entre o homem e a sociedade, uma visão de fenômeno psicológico.
A Psicologia sócio-histórica entende que essas concepções liberais construíram uma ciência na qual o mundo psicológico foi completamente deslocado do campo social e material.
Uma visão de fenômeno psicológico, na qual este é tomado como uma entidade abstrata que tem, por natureza, características positivas que só não se manifestam se sofrerem impedimentos do mundo material e social. Com