Pessoal Que VC Admira
Jan Koum, CEO fundador do WhatsApp (empresa com 50 funcionários), aplicativo de celular utilizada por milhões de pessoas no mundo inteiro é uma dessas pessoas; empresário, inventor, empreendedor, descobriu nos dias de hoje onde parece quase impossível se inventar algo de novo no mundo tecnológico,algo que mudaria o modo de nos comunicarmos. “Quero fazer só uma coisa, mas fazê-la bem”.
Jam Koum, nasceu em 24 de fevereiro de 1976 em uma pequena vila de Kiev na Ucrânia, filho de um mestre de obras e uma dona de casa, viveu uma infância pobre não havendo nem água quente em casa.
Aos 16 anos emigrou para os EUA com sua mãe, estabelecendo-se em Mountain Viena Califórnia, onde passou necessidades muitas vezes alimentava-se graças a cupons de comida fornecidos pelo Serviço Social (North County Social Services).
Koum começou de ajudante em uma mercearia, onde uma de suas tarefas era varrer o chão, sua mãe para ajudar nas despesas trabalhava de baby-sitter, até ser diagnosticada com câncer, tendo assim que se tratar e contar com a ajuda do governo. Em 2000 Koum perde sua mãe para doença.
Aos 18 anos, Koum aprendeu sozinho sobre redes de computadores, comprando manuais em uma loja de livros usados, devolvendo-os depois de lê-los. Juntou a um grupo de hackers na internet chamado w00w00, no IRC da Efnet, penetrando nos servidores da Silicon Graphics e papeando com o fundador do Napster, Sean Fanning.
Por ser de família humilde, Jam veio a ter seu primeiro computador com 19 anos, uma verdadeira piada se pensarmos que o inventor do aplicativo mais baixado e acessado do mundo só veria conhecer o instrumento que o deixou bilionário anos depois.
Matriculou-se na San Jose State University e começou sua carreira na Ernst & Young como testador de segurança. Em 1997, ele conheceu o empregado nº 44 do Yahoo, Brian Acton, e juntos inspecionaram o sistema