A Psicologia e o Trânsito
CURSO DE PSICOLOGIA
GUARACY LOPES ANESI
NESTOR PIRES JR.
A PSICOLOGIA E O TRÂNSITO
Foz do Iguaçu/PR
2014
INTRODUÇÃO
A Psicologia, ciência humana, permite um amplo conhecimento sobre a humanidade e o mundo que a cerceia. É uma ciência que nos permite refletir e explorar emoções, sentimentos, no geral, inquietudes, aprendizagens e desenvolvimento humano. Instrumentaliza-nos para um maior conhecimento sobre a vida. Como ciência a psicologia, forma profissionais aptos a estar utilizando em seu trabalho conhecimento cientifico e técnico, que possibilitam diagnosticar os problemas, e com técnicas fazer a interpretação e intervenção adequada, que visa possibilitar ao individuo o enfrentamento das dificuldades cotidianas. A Psicologia é uma ciência que visa buscar recursos, procura compreender o ser humano, o seu comportamento, para facilitar o convívio consigo próprio e com o outro (FERNANDES, 2008).
Tal ciência divide-se em várias áreas, Psicologia educacional, Psicologia jurídica, Psicologia do trabalho, Psicologia do esporte, Psicologia social, Psicologia do ensino, Psicologia clinica, da saúde, esportes, mídia, muitas, e dentre elas existe a Psicologia do trânsito. É de fundamental relevância que o Psicólogo do Trânsito em sua avaliação colete e interprete informações psicológicas, resultantes de um complexo conjunto de procedimentos que possam avaliar o comportamento do individuo, onde poderá qualificar a aptidão do candidato à carteira nacional de habilitação (CNH), auxiliar na prevenção de acidentes e políticas públicas (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 1992).
Essa é uma área da psicologia que vêm progredindo no meio científico nos últimos anos, pois o psicólogo torna-se figura indispensável no entendimento do comportamento no trânsito, bem como nos processos de avaliação psicológica que são realizadas a fim de estabelecer uma concessão no que diz respeito às práticas e direitos de conduzir