A Psicologia e a Sociedade dos Poetas Mortos
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA – NOTURNO
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA
PROFª Letícia
Acadêmicas: Bruna Cipolatti Lopes - 67747
Lissandra Pedroso Melo – 72406
Relacionando “Sociedade dos Poetas Mortos” com a Fase Adolescência
O presente trabalho, que busca avaliar o 2º bimestre da disciplina de Psicologia da Infância e da Adolescência, tem por objetivo relacionar o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” com a Fase da Adolescência.
O filme retrata uma história de um colégio que presava pela tradição, honra, disciplina e excelência, de modo que somente o sexo masculino de faz presente e com um método de ensino tradicional. Neste eles buscam suas identidades e auto reconhecimento, pois embora submissos aos seus pais, ainda tentavam encontrar meios que fossem capazes de fazer com que lutassem pelas suas liberdades de pensamentos e de identidades.
No decorrer da história, como em qualquer outra escola, criam-se grupos por afinidades, e dentro destes vivenciam problemas e buscam tentar ajudar uns aos outros. Começando a mudar suas vidas com a chegada do professor de literatura John Keating, com um método de ensino nada ortodoxo, que buscava mostrar aos seus alunos uma poesia que estava diretamente relacionada com a vida, encorajando-os a uma separação progressiva de seus pais, assim como a criarem voz para falar de suas necessidades, anseios e vontades; e desenvolvendo também a sexualidade com as leituras. Ele acreditava no pensamento “Carpe Diem”, onde dizia aos seus alunos que deviam aproveitar o dia, brotando neles novos sentimentos que quebravam as barreiras impostas pela sociedade, família e instituição.
Pensando a Psicologia estudada no filme, vemos que os meninos e meninas do filme passam pela “Síndrome da Adolescência Normal”, pois o que mais se demonstra com a chegada do novo professor é que os meninos estavam tentando encontrar as suas identidades, onde estavam deixando de serem crianças, cheios de