A psicologia e a formação dos professores
A criança com dificuldades na aprendizagem pode desenvolver sentimentos de baixo outo-estima e inferioridade (Erikson,1971).
.Dificuldades na aprendizagem escolar frequentemente são acompanhadas de déficits em habilidades sociais e problemas emocionais ou de comportamento; essas associações se verificam, tanto quanto se empregam critérios mais restritos de identificação das dificuldades de aprendizagem (Kavale e & Forness,1996).
Dificuldades de aprendizagem são vistas como uma condição de vulnerabilidade psicossocial ( Rutter ,1987).
Consideram-se dificuldades de aprendizagem aquelas apresentadas ou só percebidas no momento de ingresso da criança no ensino formal. O conceito é abrangente e inclui problemas decorrentes do sistema educacional, de características próprias do individuo e de influências ambientais (pain,1985).
Antigamente costumava-se atribuir à criança, toda culpa por seu fracasso escolar. Hoje, porém, já se reconhece que as dificuldades em aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contextos, tanto situacionais, quanto interpessoais. Não podemos falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência: o "contexto" em que a criança se encontra precisa ser considerado. Assim, quer a família, quer a escola, podem ser grandes responsáveis pela determinação dos distúrbios de aprendizagem, é na família que a criança encontra, em primeiro lugar, os modelos a serem imitados. A família é um contexto de socialização especialmente relevante para a criança; a família é influenciada por uma série de fatores determinantes de seu funcionamento, por exemplo, situação sócio-econômica dos pais.
Pais que manifestam altos níveis de controle, de exigências de amadurecimento, porém baixos níveis de comunicação e afeto explícito. Os filhos tendem a serem obedientes ordeiros e pouco agressivos, porém tímidos e pouco persistentes no momento de perseguir metas; baixa auto-estima e