A psicologia na formação do professor
RESUMO
A Psicologia na formação do professor
Leidiane da Silva Santos
Mª Sarleane Silva Lima
PIRIPIRI, PIAUÍ
JULHO DE 2014
O professor é um profissional que tem em suas mãos a tarefa de promover o desenvolvimento de seus alunos , educando, ensinando e orientando. Alarcão (1996) concluiu que o profissional ultrapassa os conhecimentos e a técnica que utilizam um conjunto de processos que independem da lógica.
Conhecimento específico é aquele conhecimento sobre o qual o professor irá trabalhar com seus alunos e sobre o qual deve ter um bom domínio para que possa, com tranquilidade, saber o quanto e o que pode ser socializado ou colocado em situação de ser trabalhado com e pelos alunos deixando transparecer que há também outro que o definirá realmente como professor, que vem a ser o conhecimento de como portar-se quando em situação de trabalho.
Os anos 80 foram marcados pelas discussões em âmbito nacional sobre a reformulação dos cursos de pedagogia, que marcaram estes cursos desde as suas origens, e que a partir de então, carrega um estigma, quanto ao seu valor e utilidade, razão pela qual está sempre a suscitar polêmicas. Estas discussões depois ganharam corpo e se estenderam para as demais licenciaturas, pois até os últimos anos da década de 1970 também de um modo geral, as licenciaturas eram estudadas fundamentalmente nos seus aspectos funcionais e operacionais. Em relação às licenciaturas, existe uma ideia comum de que nelas nada muda e que por isso os problemas por elas suscitados são sempre os mesmos, elas tinham a duração de quatro anos, sendo que