A psicologia e os indivíduos nas organizações
A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.
As principais mudanças e exigências ao profissional da atualicade
A peça chave para que o sucesso profissional se concretize é o desafio que temos que conviver diariamente através competitividade, motivação, conhecendo a cada dia o nível de aprendizado cresça, enriquecendo assim o seu leque de conhecimento profissional. Através disso observamos que um adequado gerenciamento com base, no entanto as organizações que devem preparar a organização para competir no mercado, através de capacitações.
Contudo, a motivação faz toda a diferença, o colaborador satisfeito dedica-se e contribui efetivamente em benefício próprio e da empresa, O mundo atual globalizado influencia diretamente no processo de mudanças e exigências no mercado, o qual passa a exigir dos gerentes mais agilidade e cultura em termos globais, ou seja, gerir significa está atento às transformações mundiais, ao avanço tecnológico, às novas organizações que se instalam no mercado principalmente quando estas estão dentro do mesmo ramo de atividade daquele desenvolvido pela organização.
Organizações e colaboradores buscam conquistar seu espaço no mercado cada vez mais exigente, competitivo e influenciável criando estratégias para driblar os concorrentes que procuram se capacitar para participar ativamente do mercado.
De acordo com Gil (2001, p. 34), uma