Comportamento organizacional
As organizações exercem uma função importante na vida do ser humano e pode também influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações.
E tem como principal característica o empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
Comportamento organizacional tem como finalidade explicar, prever e controlar o comportamento humano. É um campo de estudos que foca ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Na intenção de alcançar produtividade, reduzir a ausência e rotatividade dos funcionários e promover a cidadania organizacional. Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura e este conhecimento é utilizado para fazer com que as organizações trabalhem com eficiência.
Todos nós somos estudantes de comportamento, sempre estamos observando as ações das outras pessoas e tentando entender o porquê de seu comportamento. O conceito por trás dessa abordagem é que o comportamento não é aleatório, ele parte de algum ponto e dirige-se a outro significando alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente de seu maior interesse.
O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.
ÁREAS PREDOMINANTES
PSICOLOGIA
A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e algumas vezes modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais.
SOCIOLOGIA
Enquanto a psicologia foca sua atenções sobre o indivíduo, a sociologia estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis, ou seja, a sociologia estuda as pessoas em relação uma as outras.
PSICOLOGIA SOCIAL
A psicologia social é uma área dentro da psicologia que mistura conceitos desta ciência