A Psicologia Hospitalar Uma Especialidade Exclusivamente Do Brasil
O psicólogo da saúde ele realiza pesquisa junto com profissional sanitário, promovendo intervenção clinica, seu ambiente de trabalho pode ser como: hospitais, centro de saúde comunitário, organizações não governamentais. Um psicólogo da saúde é voltado mais para o âmbito social do que o psicólogo hospitalar.
Já o psicólogo hospitalar trabalha em instituições, a psicologia hospitalar só é conhecida no Brasil em outros países é conhecida como da saúde, o trabalho de um psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente que acaba de ser internado por motivos de adoecimento, ele pode tanto trabalhar em UTI como também em outros setores do hospital.
Houve um encontro de psicólogos na América Latina e a partir desse encontro que surgiu o ALAPSA, seus encontros são recentes e o primeiro encontro que aconteceu foi no México (2003). A psicologia da saúde teve um crescimento muito rápido na América Latina, porem esse crescimento veio muito rápido e sem muitas estruturas.
A psicologia hospitalar tem também seus déficits, pela formação acadêmicas dos psicólogos, muitos saia com formação de conhecimento clinico, mas em instituições hospitalares o procedimento é diferente do que é aplicado em clinicas, por ser uma área nova no Brasil a psicologia hospitalar não entrava na grade curricular nas faculdades e assim gerando uma falta de informação para poder exercer a função.
O psicólogo que decide ir para a área da saúde/hospitalar precisar saber que o que aplicou em clinica muitas vezes não vai ser útil para aquela função, dentro de um hospital as regras é bem diferente tem que saber trabalhar em equipe e ter um porte mais acolhedor, afinal o paciente está passando por um momento delicado de sua vida. Muitos psicólogos falharam em aplicar procedimento clinico em hospitais.
Pois