atps 1 H
No presente trabalho , apresentamos a definição de Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar , esta última como especialidade exclusivamente brasileira . Discutimos a inclusão da Psicologia Hospitalar na Psicologia da Saúde , área ampla que utiliza os conhecimentos das Ciências Biomédicas , Psicologia Clínica e Psicologia Comunitária para intervir em distintos contextos no âmbito sanitário .
O questionamento sobre Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde começou com a experiência do doutorado no exterior , onde descobrimos surpreendidas , que a tão difundida especialização na Psicologia , denominada no Brasil de Hospitalar , é inexistente em outros países .
Resumo
No presente trabalho, apresentamos a definição de Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar, esta última como especialidade exclusivamente brasileira.
- Refletimos, também, sobre a formação acadêmica, o mercado de trabalho e a realidade da saúde no País.
- Discutimos a inclusão da Psicologia Hospitalar na Psicologia da Saúde, área ampla que utiliza os conhecimentos das Ciências Biomédicas, Psicologia Clínica e Psicologia Comunitária para intervir em distintos contextos no âmbito sanitário. O questionamento sobre Psicologia Hospitalar x Psicologia da Saúde começou com a experiência do doutorado no exterior, onde descobrimos surpreendidas, que a tão difundida especialização na Psicologia, denominada no Brasil de Hospitalar, é inexistente em outros países.
- A aproximação ao que seria no Brasil a Psicologia Hospitalar é denominada Psicologia da Saúde em outros países.
- Entretanto, esses dois conceitos não são equivalentes, em primeiro lugar, pelo próprio significado de tais termos – saúde e hospital. O que é Psicologia da Saúde? A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA, 2003).
- A Psicologia Clínica centra sua atuação em diversos contextos e problemáticas em saúde