Psicologia hospitalar
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
SÃO PAULO / 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...............................
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a Psicologia Hospitalar. E, por meio de pesquisas acadêmicas e entrevistas com profissionais da área, o grupo pretende elencar os principais tópicos que envolvem o tema.
A Psicologia é uma área ampla que permite a atuação em diferentes campos. Nos últimos tempo, sobretudo no Brasil, um leque imenso de áreas passaram a incorporar o profissional em Psicologia em suas atividades cotidianas.
Com a Psicologia Hospitalar no Brasil não foi diferente. A medida em que, a complexidade se agravava nos ambitos hospitalares, percebeu-se a necessidade de contar com este profissional na atuação direta com os pacientes.
Desta forma, a partir da década de 1970 o país começou a contar com a presença de psicólogos em alguns hospitais. Porém, esse processo segue em plena construção.
Durante muito tempo, o profissional em Psicologia se limitava a contemplar sua prática clínica nos ambientes hospitalares, fato que, em muitos casos, acabava por impedir que seu trabalho fosse eficiente e contributivo para com o ambiente macro do hospital.
Hoje em dia, encontramos psicólogos atuantes em quase todos os hospitais do país, desenvolvendo atividades eficazes, voltadas a área da saúde e sobretudo, ao ambiente hospitalar, através de uma prática interdisciplinar, contribuindo significativamente para a melhoria da condição do paciente, gerando conhecimento e colaborando com os cuidadores.
Todavia, por estar em constante evolução, a Psicologia hospitalar apresenta lacunas que precisam ser preenchidas para que o psicólogo tenha melhores condições de trabalho e assim, possa contribuir de maneira mais significativa e evidente em seu processo de atuação.
CÁPITULO I
Parte Teórica
1.1 Psicologia Hospitalar
A Psicologia hospitalar é a especialidade da Psicologia que atua diretamente com pacientes, familiares e