A Psicologia das cores no design de marcas
As cores despertam diferentes sentimentos e transmitem diferentes mensagens para as pessoas.
Antigamente o vermelho nos alertava, pois representava perigo, sangue ou atenção, pois o vermelho de um fruta poderia se destacar ao meio das folhagens. Atualmente, nós paramos o nosso carro diante de uma luz vermelha e andamos diante do verde. As cores estão presentes na natureza para determinar e alertar predadores quando uma presa pode ser venenosa.
Devido a todo este condicionamento, as cores são provavelmente uma das formas mais poderosas de linguagem não verbal, pois nossas mentes, desde a época das cavernas até hoje, são programadas para responder a elas.
Por isso, é importante para um designer ou empresário saber o significado de cada cor escolhida para representar a sua empresa.
Vermelho
Ação, aventura, agressividade, energia, perigo, excitamento, paixão, força e vigor.
O vermelho é uma cor intensa. è comumente usada para despertar emoções e prender a atenção instantâneamente, mas o uso demasiado ou combinado com outras cores “pesadas” podem trazer sentimentos negativos.
A Red Bull usa a cor vermelha para representar o vigor e a força de sua bebida. As frases “Red Bull vitaliza o corpo e mente e te dá asas!” reforçam o por que o vermelho é uma excelente cor escolhida para o logo. Para balancear o vermelho, o amarelo, uma cor abaixo do vermelho na paleta de cores foi usada para reforçar a mensagem da marca.
Rosa
Apreço, delicadeza, feminilidade, floral, gentil, inocência, romantismo, tranquilidade.
Rosa é uma cor feminina que transmite amor, inocência e delicadeza e é amplamente utilizada em produtos para este nicho.
Laranja
Energia, criatividade, entusiasmo, diversão, jovialidade, apetite.
A cor laranja é feita com a mistura do vermelho e do amarelo e por isso compartilha de alguns atributos transmitidos por ambas as cores. É utilizada em marcas para criar um mundo lúdico de