Reconstrução do Haiti
Desde que o Haiti sofreu com a destruição causado pelo terremoto, vem sofrendo grandes consequências devastadoras, pois até hoje existem famílias que estão desabrigadas e sem condições de reconstruir pois o país já era de uma pobreza extrema e com tudo isso fez a situação piorar.
Calcula-se que as perdas e danos causados pelo terremoto foram de 7,8 bilhões de dólares, equivalente a mais de 120% do PIB do país. Na época do desastre da natureza muitos países se reuniram para ajudar o país a se reerguer, porém o país não tem condições de coordenar essa reconstrução sozinho, com o apoio de países do mundo todo o Haiti foi tomado pela à ajuda humanitária.
Após a tragédia, foram prometidos valores altíssimos e até mesmo o perdão da dívida externa do país, porém com o passar do tempo toda essa ajuda foi sendo retirada por parte dos países, devido a falta de confiança, começavam à acreditar que esse dinheiro poderia se perder pelo caminho e não ser aplicado corretamente.
Hoje em dia muitas famílias ainda não conseguiram retornar para suas casas ou até ter uma casa novamente, no começo deste ano as famílias que estavam abrigadas em lugares cedidos começaram a serem expulsas, pois ali já não podia ficar.
Para que o Haiti, recomece a sua história é necessário que tenha projetos bem definidos e com recursos bem captados e que realmente possam ser investidos devidamente naquilo que precisa, priorizando a população que sofre sem ter assistência adequada.
Conclusão
O Haiti ainda continua numa situação lamentável, porém se reergue a passos de tartaruga, já não se vê nas ruas todos os destroços que o terremoto deixou, mas ainda se vê a falta de organização e de planejamento, onde só pensar em si mesmo não irá resolver a situação.
É necessário que o país tenha pessoas capacitadas e com vontade de mudar essa realidade, buscar uma ajuda sólida e eficaz que irá fazer reverter essa situação. Hoje em dia o país começa a se desenvolver,