A Psicologia da Aprendizagem - Tolman
Do Condutismo à Psicologia
Cognitiva
Beatriz
Outubro/2014
Teoria da Aprendizagem
Os behavioristas chamavam esse tipo de aprendizagem como S-R-C (estímuloresposta-consequência ou recompensa). Skinner acreditava que todos os nossos comportamentos eram baseados e poderiam ser explicados pelo behaviorismo. Até que um outro psicólogo americano veio de encontro às teorias do behaviorismo radical. Esse era E.C. Tolman.
Teoria da Aprendizagem
Esse modelo proposto por Edward Chace Tolman (1886-1959), segundo Schultz e Schultz (2012), é o sistema que combina o estudo objetivo do comportamento com a ponderação da intenção ou a orientação do propósito no comportamento.
Assim, a intencionalidade do comportamento pode ser definida em termos comportamentais objetivos sem se recorrer à introspecção ou aos relatos das sensações do individuo em relação à experiência, uma vez que o comportamento está impregnado de intenção e visa atingir um objetivo ou aprender a forma de alcançar a meta. Para tanto, esse autor defendeu as variáveis intervenientes que são fatores não observáveis inseridos no organismo, que são determinantes reais do comportamento. Em vista disso,
Tolman propôs uma explicação cognitiva para a aprendizagem, sugerindo que a repetição do desempenho de uma tarefa reforça a relação aprendida entre as dicas ambientais e as expectativas do organismo.
Teoria da Aprendizagem
Tolman realizava seu trabalho com ratos, utilizando labirintos complexos, como o da figura abaixo.
Teoria da Aprendizagem
Em um dos seus estudos mais importantes, ele estudou qual a importância que um reforço (ou recompensa) teria na aprendizagem de seus animais no labirinto. Para isso, ele usou 4 grupos de animais: Grupo1: Privado de alimento e que recebia recompensa (um pedaço de ração); Grupo2: Privado e sem recompensa; Grupo3: Não-privado com recompensa; Grupo4: nãoprivado e sem recompensa.