a psicologia da adolescência
Conhecer as características psicológicas da adolescência.
Discutir a adolescência enquanto fenômeno universal.
Piaget, propõe como a última das fases do desenvolvimento, o período das operações formais, que se inicia por volta dos 12 anos de idade.
Nesta fase, o pensamento atingiu a maturidade do seu desenvolvimento, o individuo torna-se capaz de operar a partir de conceitos abstratos, sendo, assim, capaz de abstrair e generalizar idéias.
Há também um crescimento orgânico acentuado, com modificações fisiológicas, sobretudo dos órgãos da reprodução e dos caracteres sexuais secundários.
Pela idade, pelas características físicas e mentais, fica claro que estamos falando de uma fase do desenvolvimento que costumamos chamar de adolescência.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é um período da vida no qual acontecem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais, que começa aos 10 e vai até os 19 anos.
No Brasil, para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ela começa aos 12 e vai até os 18 anos. Provavelmente para coincidir com a maioridade penal brasileira.
Todas essas mudanças na anatomia e na fisiologia são, geralmente, acompanhadas de mudanças comportamentais. A puberdade, como marca orgânica, é identificada pelo mundo dos adultos como o momento em que o adolescente precisa começar a assumir outro papel social, o que implica novas responsabilidades e posturas frente á vida. Como essas mudanças ocorrem de uma forma muito rápida, o adolescente pode se sentir bastante confuso, cheio de dúvidas e ansiedades com relação ao que a sociedade espera dele.
Mauricio Knobel é um dos estudiosos dessa questão. Ele definiu uma síndrome normal da adolescência, como uma representação esquemática do fenômeno. A definição de uma “normal anormalidade”, para ele, não significa que está identificando algo patológico, mas serve somente para facilitar a compreensão desse