Psicologia Adolescência
Os adolescentes vivem em uma fase de construção, estabelecida através de suas experiências e comportamentos cotidianos, sendo estes essenciais a todos, mas também tendo que se respeitar o limite ao risco e a conquista de novas experiências.
A adolescência é a faixa etária que mais preocupa pais, professores, e responsáveis, “O conceito de risco (ou fator de risco) estava inicialmente associado ao modelo biomédico, sendo frequentemente relacionado ao termo mortalidade” Sapienza, por isso todos temem pela integridade e pelas consequências dos atos desses jovens, o individuo nesta fase está muito mais vulnerável, devido a mudanças fisiológicas e psicológicas, e também associase o contexto social em que ele vive, tornando cada adolescente um ser inesperado e em busca do autoconhecimento de diferentes formas.
Na adolescência se busca o prazer, sempre, podendo ser conquistado de diferentes modos, mas na maioria das vezes com pensamento momentâneo e sem medir consequências futuras. O adolescente se põe diante de diferentes situações, para testar a si mesmo, e ao outro, na pratica de esportes radicais, sem segurança, o jovem se arrisca e prova ou não que é capaz, mas essa pratica é objetiva, feita com o intuito de sentir a adrenalina que o seu comportamento proporciona.
O comportamento de risco dos adolescentes associa-se ao contexto em que ele vive “A exposição aos fatores de risco afeta negativamente o desenvolvimento da criança e do adolescente trazendo problemas, principalmente de comportamento” Sapienza assim atualmente tudo está mais rápido e assim o jovem também se sente pressionado. As relações sexuais vêm acontecendo cada vez mais cedo, antes a primeira atividade sexual era aos 24 anos hoje aos 15 anos a vida sexual já foi iniciada, as relações sexuais dos adolescentes estão bastante associadas ao consumo de drogas (licitas e ilícitas) “Diversos estudos têm mostrado que o uso de