Psicologia do desenvolvimento - adolescência
*Adolescência: crescer em direção à maturidade. Na psicologia do desenvolvimento, adolescência é um constructo teórico referente a um processo e não a um estado, caracterizado pelas mudanças psicológicas que ocorrem num período de transição entre a infância e a idade adulta.
*Se inicia com a puberdade, que com o rápido crescimento físico e mudanças fisiológicas levam a maturidade sexual.
*Ao que tudo indica, à medida que as sociedades se tornam mais complexas, desenvolve-se um intervalo de aprendizagem, separando a maturidade biológica da idade adulta.
*Diferenciação: propriedade do desenvolvimento, que consiste em diferenciar, por exemplo emoções. A diferenciação leva à integração de funções psíquicas, emocionais e quaisquer outras, desde que passem pela diferenciação.
*Crise: decorrente de uma situação pessoal que surge quando estruturas de adaptação e de defesa bem experimentadas deixam de ser adequadas à assimilação de novas exigências.
*A crise de identidade acontece quando um jovem percebe um conflito entre os materiais sociais que pode empregar em sua vida e seu desejo ou aptidão para usa-los.
*Já a crise na fase posterior da adolescência consiste em avaliar as relações mutuas entre a imagem que tem de si mesmo e a imagem da própria vida. Ele cria seus valores e regras. Essa formulação que da o sentimento de identidade.
*Somente quando o adlc é capaz de aceitar, simultaneamente, seus aspectos de criança e de adulto é que ele pode começar a aceitar em forma flutuante as mudanças do seu corpo e começa a surgir uma nova identidade.
Capítulo 2
*As transformações morfológicas e funcionais da puberdade são controladas pelas glândulas endócrinas.
*Até os 7 e 8 anos as secreções dos testículos e ovários são mínimas.
*O momento que isso acontece varia, mas o processo é o mesmo. Tem início no hipotálamo, enviando um sinal para a hipófise, que secreta hormônios gonadotróficos (estimulam as gônadas).
*Estirão: desencadeado pelo grande