A PSICOLOGIA CLINICA
Lightner Witmer aluno de Wundt, foi o primeiro psicólogo a utilizar o termo psicologia clinica em 1907, definindo-a como: ¨os estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intensão de promover mudanças¨ . Witmer fundou a primeira clínica psicológica na Universidade de Pensilvânia (Estados Unidos), ele também emprestou esse termo ¨clínico¨ para o trabalho voltado para o caso individual. Trabalhando assim com o tratamento de crianças com problemas escolares. A psicologia clínica também teve grandes outros autores que ajudaram no reconhecimento e crescimento dessa área, como Freud, que criou novas teorias psicológicas para os transtornos mentais, livrando a psicoterapia do monopólio médico.
Ao longo dos últimos anos a psicologia teve seu campo de atuação ampliado, sendo o psicólogo requisitado em muitas novas áreas. Atualmente a área clinica é a mais procurada pelos pré-formados em psicologia, pois eles podem trabalhar em diversos lugares como: hospitais; clinicas e consultórios particulares ou públicos; em Universidades e etc.
Diante das diversidades de áreas e embasamentos teórico-metodológicos, cabe ao profissional atuante ter uma visão multifacetada, para atender às demandas do mercado e ampliar cada vez mais este espaço.
Na prática clínica o psicólogo atua através de diferentes abordagens para tratar os problemas específicos dos pacientes. Dentre elas estão: terapia cognitiva-comportamental; psicoterapia de grupo; psicoterapia de orientação analítica; psicoterapia breve; psicoterapia de casal ou familiar; psicanálise; psicodrama; gestalt-terapia, entre outras, estas que proporcionam ao profissional a compreensão, identificação do transtorno ou problema mental, analisar a psique e o comportamento humano. No entanto fica a critério do profissional a escolha de abordagem teórica que irá utilizar na sua pratica clinica.
Na clinica trabalha-se com indivíduos em grupos ou individualmente, o psicólogo pode fazer uso de