a psicologia aplicada na enfermagem
A antropologia médica estuda a forma como as pessoas,em diferentes culturas e grupos siciais,explicam as causas dos problemas de saúde,os tipos de tratamento nos quais eles acreditam e a quem recorrem quando adoecem.Ela também é o estudo de como essas crenças e práticas relacionam-se com as alterações biológicas,psicológicas e sociais no organismo humano,tanto na saúde quanto na doença.A antropologia médica,por,fim,é o estudo do sofrimento humano e das etapas pelas quais as pessoas passam para explicá-lo e aliviá-lo.
A antropologia do grego"o estudo do homen" tem sido chamada " a mais científica das ciências humanas e a mais huma das ciências".Seu objetivo é o estudo holístico do ser humano.
A antoplogia física,também conhecida como biologia humana-é o estudo da evolução humana.
A antopolgia social e cultural tratam,respectivamente,do estudo comparativo das sociedades humanas comtemporâneas e dos sistemas culturais.
O conceito de cultura
O que é então cultura? Oa antropólogos fornecem várias definicões a mais famosa a de Tylor,em 1871:"Aquele complexo integral que inclui conhecimento,cremças,arte,moral,leis,costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Apartir dessas definições,pode-se ver que a cultura é um conjunto de orientações(tanto explicitas quanto implícitas) que os individuos herdam como membros de uma sociedade particular,as quais lhes dizem como ver o mundo,como experimentá-lo emocionalmente e como se comporatr em relaçoes a outras pessoas,ás forças sobrenaturais ou aos deuses e ao ambiente natural.
Um aspecto crucial da "lente" de qualquer cultura é a divisão do mundo e das pessoas dentro dele em diferentes categorias,cada uma com o seu próprio nome.Por exemplo,todas as culturas dividem seus membros em diferentes categorias sociais-como homens ou mulheres,crianças ou adultos,jovens ou velhos,conhecidos ou estranhos, de clase alta ou