A Psicoling Stica

335 palavras 2 páginas
A psicolingüística, como o nome indica, é uma ciência híbrida que resultou da intersecção entra à lingüística e a psicologia, acrescidas pela teoria da informação, no que elas têm em comum.

1 ° Neurofisiologia da linguagem — Estudos técnicos usam de diferentes fatores para se compreender a ligação do cérebro com a linguagem, como as hemodinâmicas = que regem a circulação (dinâmica) do sangue no organismo, e as eletromagnéticas = fenômenos magnéticos e elétricos.
Eletroencefalografia = Busca respostas e informações. Possibilitando o rastreamento temporal e espacial dos processos cognitivos envolvidos durante o processamento da linguagem em conversas, na leitura e na compreensão de palavras do tipo: sensorial (Relativo aos nervos sensitivos; que diz respeito às sensações.) cognitiva (é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio )e motora (a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos ). Através desses estudos é possível captar ondas eletromagnéticas relacionadas ao processamento da linguagem.
2° Fatores inatos, maturacionais e experiênciais - Que faz parte do indivíduo desde o seu nascimento, Desenvolvimento do ser humano a partir de experiências vividas e/ou adquiridas ao longo da vida, no caso dos bebês que nascem e não sabem falar usam outras formas de expressar, pois ainda não tem o domínio da fala. Essas referências mostra a relação entre linguagem e cérebro, fundamentos biológicos da linguagem, sua neurofisiologia os prejuízos do processamento causados por lesão cerebral (acidentes), as relações entre pensamento e linguagem os sistemas de processamento mental da linguagem, incluindo os subsistemas lingüísticos (fonética estuda os sons emitidos pelo ser humano para efetivar a comunicação, sintaxe é a área responsável pelo estudo das relações que se estabelecem entre os elementos de uma palavra, semântica é o estudo do significado. Incide sobre a relação entre

Relacionados