A Psicogenese da pessoa completa
1. Plantão Psicológico:
É um espaço onde qualquer pessoa pode ser atendida no momento em que procura um profissional. É o acolhimento e a escuta. Não é um processo terapêutico, caso haja necessidade o paciente é encaminhado. O plantão dá importância a qualquer questão da pessoa.
2. Condições necessárias a um terapeuta:
Segundo Carl Rogers, é necessário que o terapeuta tenha:
Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro de modo a sentir o que sentiria se estivesse no seu lugar.
Aceitação incondicional: capacidade de acolher o outro integralmente, sem que lhe sejam colocadas quaisquer condições e se jugá-lo pelo que sente, pensa ou faz.
Congruência; capacidade de ser real,de se mostrar ao outro de maneira autêntica e genuína, expressando através de palavras e atos, seus verdadeiros sentimentos.
3. Conceito de relação de ajuda:
Situação na qual um dos participantes procura promover uma ou noutra parte ou em ambas, uma maior apreciação, uma maior expressão e uma utilização mais funcional dos recursos internos latentes do individuo.
4. Conceito de experienciação:
Conceito proposto por Eugen Gendlin, trata-se do que ocorre no presente imediato, algo sentido, não pensado, não sabido ou verbalizado. O que a pessoa sente no aqui e agora. Um fluxo mutável de sentimentos.
5. Resposta-reflexo:
Técnica proppsta por Carl Rogers para compreender o ujeito falante com base no aqui e agora. A técnica consiste em englobar os pensamentos do paciente de modo a retomá-lo e lhe dar uma forma equivalente ou suscetível de ser reconhecida como sua. O terapeuta resume ou acentua aspectos da fala do cliente para que este se compreenda.
6. Impacto das gravações na obra de Carl Rogers:
Rogers contribuiu para a desmistificação da psicoterapia, permitia que os trabalhos dos psicoterapeutas fosse avaliado com um rigor e profundidade que apenas os relatos da memória não permitiam. Possibilitava o