Farmacia
Nome do Aluno: Matheus Santos Cavalcante
Docente: Filomena Maria Mineatto Brondani
Curso: Farmácia
Componente Curricular: Química Geral e Inorgânica
Período: 1º
Data: 19/03/2014
1. TÍTULO
Medidas de volume
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Através da aula pratica de química geral, o presente relatório tem por objetivo principal adquirir conhecimento para manipular corretamente as vidrarias para a determinação de volumes, fazer observações sobre a exatidão dos instrumentos volumétricos e também como obter medidas de volumes precisos. Em um laboratório de química é essencial a utilização de tipos de medidas para a efetuação de análises. E também é de suma importância ter conhecimento sobre o manuseio e utilização dos materiais volumétricos para a obtenção de resultados com exatidão.
3. OBJETIVOS
Além de obter prática laboratorial, pretende-se checar a precisão das vidrarias do laboratório, de suas medidas, de seus valores obtidos, comparando o resultado de uma vidraria com o de outra.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
Água destilada, 06 béquer de 100 ml, 06 balões volumétricos de 100 ml, 06 provetas de 100 ml, 06 pipetas graduasdas de 5 ml, 06 peras, 06 erlenmeyer.
5. RESULTADOS OBSERVADOS
Após realizarmos os procedimentos, verificamos que o béquer não é preciso. Isso pôde ser comprovado pelo seguinte modo: 100 mL de água no béquer colocados no balão volumétrico, que é de alta precisão, transbordaram; e 100 mL de água medida no balão volumétrico e transferida para o béquer mediu aproximadamente 90 mL.
Na análise das medidas volumétricas nos diferentes tubos de ensaio, pôde-se perceber que quanto maior o diâmetro, menor a altura do líquido, porém o volume é o mesmo.
6. DISCUSSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Através dos procedimentos já citados, é possível classificar vidrarias de maior ou menor precisão de acordo com as medições volumétricas. Dentre os equipamentos mais precisos para a constatação de volumes