A PSICODINÂMICA DAS PROFISSÕES
DANIELA WEISHEIMER e JULIANE CUNHA
A PSICODINÂMICA DAS PROFISSÕES
Santa Maria
2010
ANDRESSA, BRUNA, DAIANA, DANIELA e JULIANE
A PSICODINÂMICA DAS PROFISSÕES
Trabalho apresentado à disciplina de Saúde do Trabalhador – Área de Ciências Humanas, do Centro Universitário Franciscano, como requisito parcial para avaliação bimestral.
Professora: Elisete Traesel
Santa Maria, RS
2010
1. INTRODUÇÃO Perante os conceitos de Dejours e mais ainda a atual realidade, o trabalhador vem de fato passando por uma crise, por um lugar de constantes conflitos, onde sabemos que sofrem interferências pelo capitalismo e toda sua pressão. Assim, diante desse contexto, este trabalho foi realizado por meio de um questionário - conforme apêndice A - com o objetivo de investigar a percepção de dois trabalhadores formados em Administração/ ramo varejista aos aspectos e conseqüências do seu dia a dia, considerando relação familiar, cuidados de si, perspectivas futuras dentre outras. Desta forma foi possível identificar as causas de possíveis conflitos e dificuldades.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O que é o trabalho?...
Dejours (1987) refere-se que, para alguns, trata-se de uma relação social (relação salarial), para outros, trata-se, sobretudo do emprego e para outros ainda, trata-se de uma atividade de produção social. O trabalho é aquilo que implica do ponto de vista humano, o fato de trabalhar: gestos, saber fazer, um engajamento do corpo, a mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, de interpretar e de reagir às situações, é o poder de sentir, de pensar e de inventar. Trabalhar é preencher a lacuna entre o prescrito e o real, o que é preciso fazer para preencher esta lacuna não tem como ser previsto antecipadamente. O caminho a ser percorrido