mercado carbobo
“Para obter registro, validação e certificação, um projeto MDL deve oferecer benefícios reais, mensuráveis e de longo prazo (dentro dos propósitos da Convenção). Deve ainda representar uma redução de emissões que, na ausência do projeto, seria inexistente.”
“De acordo com o Fundo Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), são aplicações potenciais dos projetos para o MDL:
- Eficiência energética (eletricidade e combustíveis fósseis na indústria, no transporte e em usos públicos)
- Planejamento urbano para a redução de emissão de combustíveis
- textos alternativas de energia: cogeração, gás natural, geração de energia de pequeno porte (pequenas e micro-centrais hidroelétricas), energia eólica, solar térmica, fotovoltaica e biomassa
- Manejo sustentável de resíduos industriais urbanos e rurais
- Reflorestamento
- Recursos hídricos, matas ciliares e compensação ambiental “
O Mercado de Carbono
A comercialização dos créditos de carbono deve ocorrer nas bolsas de valores, a fim de que os países possam cumprir suas metas de reduções estabelecidas no Protocolo de Kyoto. A comercialização destes créditos, como já foi dito antes, dá-se na forma dos Certificados de Redução de Emissões.
Por não haver ainda grande quantidade de créditos a serem comercializadas (pelo fato de o Protocolo ainda não ter sido ratificado), as operações de compra e venda dos certificados estão passando por uma fase piloto. Esta etapa experimental deve se estender até a ratificação do Protocolo, pois, a partir daquele momento, o volume de transação de certificados deve aumentar consideravelmente.
Foi