A prova do cemab
Alphaville
1. A
2. A
3. D
4. E
5. B
6. E
7. D
8. D
9. A
10. E
11. D
12. B
13. C
14. D
15. E
Segunda Parte: Questões dissertativas
O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre os gregos:
... antes da Guerra de Tróia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. [...] Não utilizou, também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...] nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Tróia. [...] Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida.
(Tucídides. A guerra do Peloponeso. Século V a. C.)
Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política dos gregos na Antigüidade é apresentada por Tucídides? 1,0
O trecho de Tucídides nos remete a uma das principais características da civilização grega: a descentralização política, uma vez que as comunidades espalhadas na Hélade eram autônomas.
Além disso, o texto do historiador ateniense sugere o caráter cívico dado pelos gregos às guerras — sobretudo à Guerra de Tróia, suposto conflito militar com os troianos, citado em duas obras épicas atribuídas a Homero: a Ilíada e a Odisséia.
b) Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega? 1,0
Porque, a despeito da ausência de unidade política, havia entre os gregos uma unidade cultural. Ao longo