Trabalho de sociologia
Professor(a): Junior Disciplina: Sociologia
Serie/Turma: 3° “NB”
Aluno (a): Anna Mary da Cruz Magalhães n°: 08
13 de julho de 2015
MOVIMENTOS SOCIAIS
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
MUDANÇA SOCIAL
CONCEITO: Roscher (1971: IV 94 e 95) define mudança social como toda transformação observável no tempo que afeta, de maneia que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada coletividade modifica o curso de sua história. É mudança de estrutura resultante da ação histórica e de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade.
FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL
Geográficos – cataclismos naturais como inundações, secas, ciclones
Biológicos – epidemias, crescimento populacional.
Sociais – guerras, invasões, revoluções
Culturais - decorbertas cientificas e invenções técnicas
PROCESSOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS
Crescimento - o crescimento é um tipo de transformação definida e contínua, em uma direção