Coordenador Pedagogico
CAMPUS DE JI-PARANÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
VIVÊNCIAS E PARTILHAS DE
UMA PROFESSORA
Alciara Oliveira
Cleozenir Rodrigues
Rafaela Pena
Rogério Andrade
Wkelian Kelrin
A Escola como local de trabalho do
Coordenador Pedagógico
A Coordenação Pedagógica conforme atesta Roman
(2001), nasceu na década de 1920 e tinha como objetivo homogeneizar as propostas pedagógicas, hierarquizar competências, catalisar as praticas pedagógicas.
Coordenador pedagógico como elo entre o ensino e a aprendizagem;
Hass (2000) diz que a coordenação pressupõe, portanto, uma disponibilidade para transitar entre diferentes cenários e espaços, encontrando projetos diversos [...].
Batista e Cols (2001) diz que o lugar do coordenador revela-se fundamental na medida em que se constitua numa liderança técnico-pedagógica.
Paro (1998) afirma que a gestão de uma escola pode ser analisada por meio de duas atividades básicas, a primeira é a racionalização do trabalho, onde é englobado ações, processos e relações referente á utilização racional dos recursos materiais e de conhecimentos.
Serpa (2011) diz que o coordenador “vive crise de identidade”, pois em seu cotidiano, realiza tarefas que não concernem com a sua principal função: formão docente.
O ambiente escolar depende sim da coordenação pedagogia, pois ela é responsável pela assistência ao professor, conhecer suas dificuldades, ajudá-lo a superar suas diversidades, somar com toda a equipe escolar; O Coordenador Pedagógico e o
Cotidiano da Escola
Polo Regional SESC – Ji-Paraná;
Professora Maria Helena Ruis Prado Coutinho, formada pela Universidade Estadual do Mato Grosso em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia institucional; Atua no trabalho de coordenadora/orientadora pedagógica há aproximadamente 10 anos;
Atua também no acompanhamento das turmas de
Educação de Jovens e Adultos, e neste centro educacional funcionam apenas os anos