O Coordenador Pedagógico
1. Introdução
Este projeto tem por objetivo analisar o papel do Coordenador Pedagógico, sua importância e como este profissional pode estar atuando dentro da escola para manter um ensino de qualidade.
Atualmente uma educação de qualidade é uma busca constante nas Instituições de Ensino que priorizam o aprendizado de seus alunos.
Assim o sistema educativo tem por missão preparar cada pessoa ao longo de sua vida, a capacidade de participar ativamente num projeto de sociedade fazendo da escola um modelo de prática democrática, tendo como objetivo essencial o desenvolvimento do ser humano na sua dimensão social. O que não é muito fácil, pois é preciso querer e poder, que segundo Vasconcellos (2008) “ O fazer do sujeito depende do querer e do poder, que se relacionam dialeticamente” [...]
Segundo o dicionário qualidade significa superioridade, excelência de alguém ou de algo. Condição social, civil, jurídica e etc.
O sociólogo Pedro Demo (2008) analisa o conceito de qualidade e chega a algumas conclusões. A qualidade é, genuinamente, um atributo humano, e o que representa melhor a marca humana é o desenvolvimento humano. Dessa forma, “qualidade essencial seria aquela que expressa a competência histórica de fazer-se sujeito, deixando a condição de objeto ou de massa de manobra. Nesse sentido, a educação é o melhor caminho para desenvolver a competência histórica de fazer-se sujeito. Em síntese, buscar qualidade em qualquer instituição significa trabalhar com seres humanos para ajudá-los a se construírem como sujeitos. “Uma boa educação é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessários ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, à inserção no mundo do trabalho, à constituição da cidadania, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e